terça-feira, 19 de abril de 2011

Alcoolismo, uma doença da família!

O alcoolismo, como diversas campanhas e programas de saúde mostram, tem um efeito cumulativo, progressivo e sorrateiramente destrutivo, ou como ouvi certa vez de um alcoolista em recuperação, “o álcool apodrece o corpo e a mente da pessoa que bebe e dos que estão ao seu redor”. Gostaria de dar foco justamente na parte final desta sábia frase... “os que estão ao seu redor”, estamos falando de ambiente de trabalho, amigos e principalmente da família.


É importante percebermos que a dependência de álcool é uma doença, e que precisa de cuidado e monitoramento constante, é uma doença que possui máscaras e precisa de tratamento, seja ele em grupos de apoio, com médicos, psicólogos, ou o que possa trazer algum alívio e força para seguir a vida sem se entregar ao prazer falso que o álcool traz. Para termos uma ideia, o álcool afeta entre 10 e 12% de pessoas em todo o mundo, sendo que no Brasil a estatística é de 11,2% só nas grandes cidades e só nos casos que se tem conhecimento, ou seja, provavelmente estamos falando de uma porcentagem bem maior.

Mas porque o titulo diz que essa é uma doença da família? Quem tem um parente ou pessoa próxima com problemas com o álcool sabe muito bem do que estamos falando. Muitas vezes esses familiares e amigos, se não fogem do problema, simplesmente se sentem exaustos, desenvolvem doenças como a depressão, insônia, ficam estressados com facilidade no dia a dia, tendo em vista as dificuldades que passam em seus lares, o número de problemas e cicatrizes que a doença do alcoolismo causa é gigantesca, tanto para o doente quanto para a família.

A família também adoece, a família também precisa de apoio para saber lidar com tal problemática da melhor forma possível, não se escolhe ter um marido, pai ou mãe alcoolista, são coisas que podem acontecer na vida de cada um de nós. O que podemos escolher é de que forma vamos lidar com o problema, e lhes garanto que sozinhos tudo é mais difícil.







Saulo Henrique Ferreira

Psicólogo CRP-12/08387

9637-0447 – 4105-0393

5 comentários:

  1. Olá Saulo, Sou Alcoólatra em recuperação e para ajudar estou fazendo acupuntura também...

    Agradeço muito pelo seu artigo, muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  2. I liκe the valuаble іnfo уou ρгovіde in your artiсles.
    I'll bookmark your weblog and check again here frequently. I'm quite
    suгe I ωіll lеarn a lοt of nеw stuff right heгe!

    Best οf luck for the nеxt!
    Visit my web page ; V2 Cigs

    ResponderExcluir
  3. These modегn fitnеss devices are woгn about thе waist, pοѕitіoned suitable аbοut the abs and then aρplyіng what
    іs recognized as electrοnic muscle stimulаtion.



    Here iѕ my web blοg: http://www.prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

    ResponderExcluir
  4. It looκs likе those ωhο сan't give up smoking have a significantly less deadly choice. I am sure glad I got out when I would.

    Also visit my weblog; green Smoke 15 discount code

    ResponderExcluir
  5. A motіvating diѕсussіon is definitely worth cοmmеnt.
    Thеre's no doubt that that you need to publish more about this subject, it might not be a taboo subject but generally people don't talk abоut these issues.

    Τo the next! Manу thanκs!!

    Herе iѕ my ωeblog v2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir